LiveSports

Como a internet transformou a história dos eSports

Desde que o mundo é mundo, o ser humano compete com seus similares por motivos e finalidades diversas como comida, território, entretenimento, dinheiro, sucesso. Mas mais do que competir, nós gostamos de assistir a competições como forma de entretenimento. E, por isso, existem campeonatos de todos os tipos e gostos sendo consumidos 24/7 através da TV, rádio, jornais e internet.

Mas, por anos, uma modalidade foi muito pouco explorada pelos meios de comunicação e ficou a cargo dos fãs buscarem alternativas para acompanharem de perto seus jogos favoritos: os esportes eletrônicos. Os primeiros campeonatos surgiram no início da década de 70, mas somente após os anos 2000 que os eSports se consolidaram e começaram a ganhar espaço e reconhecimento. 

Somente após os anos 2000, os eSports se consolidaram e começaram a ganhar espaço e reconhecimento.

Com a ajuda da tecnologia e os avanços da internet, as competições de jogos eletrônicos se profissionalizaram e cresceram a nível mundial. Em 2011, foi lançada a plataforma de streaming Twitch, especializada na transmissão de jogos eletrônicos, como League of Legends e Fortnite. Apenas 9 anos depois, o valor de mercado do Twitch já é avaliado em aproximadamente 3,8 bilhões de dólares. E, segundo pesquisa do Grupo Sachs, a previsão para 2022 é que a audiência dos esportes eletrônicos seja similar à da NFL, com aproximadamente 22 milhões de espectadores conectados.

Em 2022, a previsão é que a audiência dos esportes eletrônicos seja similar à da NFL, com aproximadamente 22 milhões de espectadores conectados.